FELIZ 2023! Às 12 badaladas, de flute de champagne numa mão e com as 12 passas na outra, recebemos com alegria o novo ano. Entre brindes e abraços, fazem-se projetos e promessas eufóricas, onde a mais comum é “Ano novo, vida nova! Amanhã começo a tal dieta para perder estas gordurinhas!”. Testemunhas presentes e promessa feita. Resta saber qual é a tal dieta, orientada por quem e em que fundamentos assenta. É nestas alturas de querer perder peso rapidamente e a qualquer custo, que se envereda por dietas radicais, monótonas e desequilibradas que, para além de não terem qualquer base científica, os resultados prometidos são irrealistas, transitórios e com sérios riscos para a saúde.
Tudo começa com uma dieta restritiva, muito pouco personalizada, que implica contagens de calorias e pesagens consecutivas de alimentos, com listas intermináveis de proibições, que invariavelmente trazem mais tristeza e frustração do que gramas perdidos na balança. Daqui só pode resultar grande instabilidade emocional e o célebre pensamento “Não aguento! É um desconsolo. Perdido por cem, perdido por mil!”. Gera-se assim o círculo vicioso: passar fome – perder peso – recuperar peso (algumas vezes com juros). Se aspira por uma receita milagrosa para emagrecer, desiluda-se. Perca peso sim, mas de forma saudável. E quanto a dietas, não é a dieta da influencer, nem a da sua melhor amiga ou da sua irmã, que irão resultar. A dieta que resulta para elas, não é a sua dieta. Logo, não vai resultar em si. Quer saber qual a dieta ideal para si? A sua dieta! A dieta que respeita as suas necessidades, que vai ao encontro dos seus gostos e preferências, e que, acima de tudo, aquela que você é capaz de fazer!
Antes de mais, pare e reflita se está motivada para mudar os seus hábitos alimentares. Se sim, avance consciente que o percurso aparentemente é simples, mas nem sempre é fácil manter a trajetória sozinha. Apoie-se na família e amigos, e fique certa de que a melhor conselheira será sempre a sua nutricionista. À sua Nutricionista cabe-lhe o papel não de lhe impor regras até ao seu limite, mas sim de definir consigo a melhor estratégia para que perca peso, ganhe saúde, e se sinta feliz!
DESEJOS DE UM ANO FELIZ E NUTRITIVO!








