O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes! Após um longo período de sono, o pequeno-almoço irá permitir que o dia comece com toda a energia para o bom funcionamento do organismo.
Infelizmente, muitas crianças e adolescentes vão para a creche, ATL ou escola, sem tomar o pequeno-almoço, quer porque não há tempo, quer porque não há apetite. Mas tudo é uma questão de hábito, aliás, de um bom hábito! Sair de casa sem comer acarreta múltiplas consequências principalmente para as crianças e adolescentes. A falta do pequeno-almoço associa-se a diminuição da capacidade de aprendizagem, concentração e memória, aumentando desta forma o insucesso escolar. Para além disso, saltar esta refeição, é fator de risco para o aumento de peso na medida em que acumula apetite para a refeição seguinte (seja a merenda da manhã ou o almoço), e sensação de má disposição geral durante a manhã, com dores de cabeça, sonolência, impaciência, mau humor e agressividade.
A evidência científica mostra-nos que crianças e adolescentes que tomam diariamente o pequeno-almoço logo nos primeiros 30 minutos após acordar, têm maior capacidade de concentração, de raciocínio e de memória, maior motivação para executar as tarefas escolares, e maior velocidade e exatidão de resposta, resultando em melhores resultados nos testes de avaliação e exames!
Um pequeno-almoço saudável, deve ser equilibrado e completo, e tanto quanto possível variado. De uma forma geral, deverá incluir pelo menos dois dos seguintes grupos de alimentos:
- lacticínios: leite meio-gordo ou magro (simples ou aromatizado com cevada ou canela, preterindo da adição de quaisquer tipos de cacau ou chocolate, e de açúcar), iogurte de aroma ou líquido, queijo curado meio-gordo ou fresco; para aqueles que, por diferentes motivos, não bebem leite, a escolha de uma bebida vegetal sem aromas nem adição de açúcar, poderá ser uma boa opção;
- cereais e derivados: pão escuro, tostas de pão, flocos de aveia, granola sem açúcar ou, pontualmente, cereais de pequeno-almoço pouco açucarados; o pão poderá ser comido simples ou com queijo curado ou fresco, ou mesmo com azeite ou creme vegetal para barrar, compota ou marmelada.
- fruta: de preferência fresca e da época, ingerida inteira ou na forma de sumo natural e sem adição de açúcar ou mel.
Pequenos-almoços especiais com alimentos especiais, deverão ficar reservados para dias igualmente especiais! E nunca esquecer: tal como as outras refeições do dia, também o pequeno-almoço deve ser em família e sem distrações!
Bom ano letivo!
Texto selecionado para o artigo “Educação nutricional para crianças: receitas saudáveis, curiosidades e jogos”, da editora educativa Twinkl.








